terça-feira, 9 de outubro de 2018

EMPREENDEDORISMO JURÍDICO NA ADVOCACIA MODERNA


O advogado moderno não se resume apenas em montar o seu escritório. É necessário que que o advogado torne-se um empreendedor, para ter um diferencial e atrair seus clientes, até mesmo porque, muitos bacharéis são formados todos os anos e alguns passam no exame de ordem. O modelo de escritório de Advocacia tradicional, está fadado ao insucesso, não é só ser bom tecnicamente, precisa se adaptar as exigências da profissão no mundo moderno.
A motivação do advogado empreendedor é a mesma que anima empreendedores de outros ramos de atividade. É preciso ter visão de futuro, ser criativo, enxergar as oportunidades de novas áreas jurídicas e não ter medo de inovar-se e reinventar-se diante das exigências do mercado. Sabemos que existe os limites impostos pelo nosso código de ética, o profissional não precisa mercantilizar os seus serviços advocatícios.

Porém não impede, que o advogado moderno adote uma visão empreendedora com estratégias de marketing que são usados em outros setores econômicos. Ter uma gestão de negócios no seu escritório é de suma importância para sua sobrevivência. Você deve estar pensando, além de estudar 5 anos na faculdade, ainda preciso saber empreender? Infelizmente, a resposta é sim. Muitos pensam que precisam apenas passar no exame de ordem! As nossa faculdades e universidades formam apenas bacharéis em direito, mas não o preparam para o mercado.



Poucos advogados buscam esse perfil e buscam aprendizado por conta própria, fazendo cursos online voltados ao empreendedorismo. Instituições como o Sebrae e Endeavor Brasil, oferecem vários cursos online gratuitos para quem quer se aperfeiçoar. Existe a figura do "Coach", que é o especialista em gestão, que na sua maioria é contratado por grandes escritórios de advocacia.

Na verdade, sabemos que empreender neste país não é nada fácil. Todavia, empreender é algo que requer muita motivação, energia, persistência, resiliência e ir em busca de resultados. Precisamos criar as oportunidades para o escritório, acompanhar publicações jurídicas, dar retornos aos nossos clientes, organizar contatos e etc. Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, sem medo de errar, que tira as idéias do papel, agrega valor aos seus serviços e se dispõem a ajudar as pessoas.


Por fim, acredito que inovar,  pensar diferente da maioria, pode ser o seu diferencial e criar uma grande oportunidade profissional pra você, e te dar um resultado no caixa positivo. Conheça o seu cliente, se preocupe com ele. Identifique o seus clientes em potencial, seja proativo, dinâmico, sagaz. Lute o bom combate, seja digno da nossa profissão, honre seus colegas, sua família e seu nome.Empreender é ter visão do futuro, sem ficar preso ao passado.


Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário para que possamos interagir, aproveite e veja os outros artigos nesse blog, sempre com assuntos que entrelaçam a Advocacia, Imóveis e Empreendedorismo. Obrigado pela sua atenção e inscreva-se no nosso Canal do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário